House Market Indicators

A importância de investir em segurança e manutenção na armazenagem



Saiba o que não pode faltar para garantir a segurança e manutenção do seu armazém, lendo esse artigo que a Amapá preparou para você! 

Muitas empresas acabam transformando os seus armazéns logísticos em depósitos desorganizados e inseguros por falta de planejamento e conhecimento, o que ocasiona muitas vezes problemas graves para o setor. 

Por isso, além de ter um espaço de armazenagem adequado e com os processos bem definidos, alguns cuidados como uso de EPIs, higienização e capacitação dos trabalhadores são essenciais para evitar acidentes de trabalho. 

Quer saber mais? Então veja neste post os motivos de investir em segurança e manutenção na armazenagem.

Práticas seguras na armazenagem e estocagem 


É importante lembrar que na armazenagem e estocagem de materiais, a segurança do trabalho deve seguir procedimentos específicos para evitar acidentes.

Por essa razão, algumas práticas devem ser adotadas, tendo como destaques os seguintes cuidados e procedimentos:


Organize seu armazém de maneira correta!


Ter um armazém organizado é fundamental! Quando cada produto ou máquina está exatamente no local indicado, a movimentação da mercadoria é reduzida, o que minimiza os riscos de acidentes.

Por isso, é imprescindível estruturar o armazém, calculando o espaço de forma que proporcione flexibilidade, fornecendo condições para que os funcionários exerçam um trabalho seguro e otimizado seguindo as principais normas de segurança aplicáveis.

Fique atento à higienização!

Quando se tem um armazém organizado, fica mais fácil focar na higiene, fator fundamental para assegurar a conservação dos produtos, evitar o surgimento de pragas e o estrago das máquinas.

Já que muitas vezes um problema no maquinário pode ser iniciado pela ausência de limpeza, a higienização é outra prática importante para garantir a segurança da armazenagem e estocagem.


O treinamento é essencial!


Mesmo que os itens acima estejam em conformidade com as normas de segurança, é essencial que a empresa capacite os operadores. De que adianta ter um armazém com a infraestrutura adequada e dentro das normas de segurança se os funcionários não sabem usar os equipamentos de forma correta?

Por isso, a capacitação deve ser uma das prioridades da empresa a fim de evitar situações de risco que possam ocasionar acidentes. 

Todavia, com a realização de treinamentos constantes, os colaboradores passam a ter maior atenção ao uso dos equipamentos de segurança e ao utilizar o maquinário, trazendo mais segurança aos armazéns logísticos. 

A importância do uso dos EPIs


Garantir a segurança e a prevenção de acidentes em um armazém estão entre as responsabilidades de todas as pessoas envolvidas na empresa. 

Assim como os cuidados com a conservação interferem na durabilidade, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser utilizados de maneira adequada para proteger a integridade física dos colaboradores. 


Mantenha as práticas de segurança e reduza os custos 


Quando a armazenagem e estocagem não são feitas dentro das normas de segurança, as chances de acidentes aumentam, o que pode ocasionar inúmeros custos para empresa, além de futuros processos por negligência ou imperícia.

O mesmo ocorre com os EPIs, que se não forem higienizados e armazenados de maneira correta, poderão estragar antes do seu prazo de validade, o que gera mais despesas desnecessárias para a empresa.

Ou seja, investir em segurança do trabalho não é apenas importante como obrigatório, haja vista que se a empresa não cumprir as normas e suas obrigações, ela ficará sujeita a ter de custear indenizações na Justiça.

Garantir que o produto certo esteja no lugar certo, no momento certo, é fundamental para manutenção da armazenagem e garantia de segurança no trabalho. 

A Amapá conta com mais de 38 anos de experiência em soluções para exposições e armazenagem, com um portfólio de produtos que atendem negócios de todos os tamanhos.

Clique aqui, converse com nossos representantes e deixe seu estabelecimento pronto para atender todas as normas de segurança do trabalho.