Se você está procurando por uma fórmula pronta na hora de criar uma loja de material de construção bem sucedida, esqueça! Ela não existe. O que há são formas de planejar, de estudar e de entender quais as necessidades do mercado em que você está inserido e assim ter uma possibilidade maior dele dar certo.

A partir disso, você pode descobrir como o seu negócio pode curar as dores desse mercado. A AMAPÁ pode te ajudar nos mínimos detalhes do planejamento da sua loja. A gente pode te auxiliar a fazer o seu investimento no mobiliário corporativo valer a pena.

Desde o início a organização e exposição de cada produto ou mercadoria até o detalhe final de organizar o seu espaço. E é claro que fazemos isso no menor tempo possível.

Trabalhe duro e não tenha medo de analisar

Sim! Você precisará trabalhar muito para descobrir o que funciona para a sua empresa.

Assim, você evitará problemas que fazem negócios semelhantes ao seu afundarem.

O poder da observação e análise vai fazer com que você se prepare melhor que os seus concorrentes. Problemas como mercadoria ruim ou falta de produtos em estoque não podem acontecer. São erros de principiantes!

Seja sábio e aprenda com os equívocos dos outros. Nem mesmo os melhores funcionários da sua loja podem fazer milagre se o produto que o seu cliente quer não consta no estoque, não é mesmo?

Sobre o material humano

Trabalhar com bons produtos e bons preços é extremamente importante, mas o material humano é mais essencial ainda. As pessoas são os promotores da sua loja.

Com o ambiente profissional adequado, elas se tornam leais a sua marca e entendem o valor de um bom tratamento com os clientes.

Invista em seus funcionários

Um funcionário feliz trabalha muito melhor e consegue trazer muito mais resultados para o seu negócio.

E para trabalhar, ele precisa de equipamentos adequados para escritório como: mesa, cadeiras confortáveis, armários para documentos administrativos, bons computadores que atendam os softwares que eles precisam usar. Telefone, impressora e outros acessórios que ele precise para desenvolver sua função da melhor forma possível.

Não tenha medo de investir os seus recursos em softwares de ponta, que possam analisar o seu estoque. Quanto mais investimento tecnológico você tiver, mais ágeis serão as suas análises e tomadas de decisão.

Experiência do cliente

Você quer manter o seu cliente o maior tempo possível na sua loja. Isso requer qualidade no ambiente em que ele está.

Pense no seu ambiente visando uma boa mobilidade aos seus funcionários e clientes. Ninguém se sente bem em ambientes apertados ou extremamente lotado de pessoas. Especialmente na hora de fazer qualquer tipo de compra.

Acessibilidade é obrigatório. Você precisa oferecer facilidade de acesso às pessoas com necessidades especiais. Além de ser lei, é de extrema importância não discriminar qualquer tipo de pessoa.

Você também precisa:

  • Oferecer conforto e beleza,
  • Proporcionar boa iluminação,
  • Proporcionar boa ventilação.

Você também pode oferecer um espaço interno exclusivo em que seja servido café, água, biscoitos ou outros. Isso não é luxo e sim uma experiência inesquecível de compra que deixará os seus clientes ainda mais satisfeitos.

Sobre a estrutura física…

Para ter um ambiente ideal para a sua loja de Material de Construção, você não pre reinventar a roda. Ela pode ser simples, mas precisa ser bem planejada.

1- Espaço adequado para Show Room

Uma das coisas que mais interessam ao seu cliente é a visão final de como tudo vai ficar. Por isso é extremamente importante ter uma área para Show Room.

Um espaço onde você consiga encantar o seu cliente com as possibilidades de uso da mercadoria que você tem em mãos. Este espaço precisa ter:

  • Pallets expositores;
  • Prateleiras e gôndolas (com um bom entendimento de como expor os produtos);
  • Balcões em que você possa entregar os produtos e ao mesmo tempo podem fazer o papel de vitrines;
  • Móvel para o caixa (crie um ambiente agradável para o seu funcionário, ele é essencial para a sua empresa).

Em resumo, é muito importante que você crie um espaço adequado e agradável para exposição das suas mercadorias.

2- Espaço adequado para estoque

Mantenha o seu Show Room bem dividido de onde fica o seu estoque. Não deixe que o seu cliente tenha acesso a essa área. Ela é difícil de manter bonita e agradável. Isso não significa que deva ser uma bagunça, mantenha-o organizado, até porque você precisa ter um ótimo controle do que entra e sai.

O seu cliente não precisa ver onde você guarda o seu estoque. Ele só precisa saber que você tem a mercadoria.

Você pode usar:

  • Prateleiras ou estantes de aço;
  • Pallets o para material pesado.

A Amapá tem as melhores soluções para organizar o seu estoque. São mais de 35 anos de experiência em logística e soluções inteligentes para armazenagem. Ah, e não se preocupe, cobrimos 100% do Brasil com logística própria para entrega de curto prazo.

3- Menos é mais

Evite a poluição visual. Muitas lojas tentam impressionar com a grandiosidade e exageram um pouco na decoração ou em propagandas dentro da loja. O visual precisa impressionar sim, mas é possível fazer isso de forma mais simples e sem gastar muito.

A Amapá pode te ajudar a criar o impacto visual que você precisa. Prepare o projeto da sua loja e envie para um de nossos representantes. Nós avaliamos o seu projeto e te apresentamos um estudo completo de como tornar o lavout da sua loja cada vez mais atrativo para o seu público.

4- Segurança

É muito importante analisar a necessidade de instalação de sistemas de alarmes, câmeras de segurança e seguro para não só a mercadoria, mas também para o mobiliário da loja.

Infelizmente, o país em que vivemos tem uma alta taxa de criminalidade, principalmente nos grandes centros. Ninguém quer que aconteça, mas você precisa estar resguardado da melhor forma para quaisquer eventualidades.

Não tem caminho fácil, mas existem caminhos possíveis

Não existe fórmula para criar a loja perfeita, mas com certeza existem dicas de sucesso e de fracasso. Invista em uma empresa que tem experiência suficiente para te ajudar a focar nas experiências de sucesso!